Plano de Aula
Dados de identificação:
Escola: Instituto Federal Farroupilha
Professor: Daniel Masetto , Douglas Roballo
Série: 9º Ano
Períodos: 10 Hrs
Tema:
-Função Afim
Objetivos geral:
- Fazer com que o aluno obtenha o Entendimento sobre função afim
Objetivos específicos:
-Observação e comportamento da função afim.
-Fazer o estudo de como se produz a relação entre duas grandezas na função afim.
-Demonstrar e tratar de conhecer os sinais de uma função afim.
Conteúdo:
-Função afim:Gráfico,conceito(ideia) e aplicações.
Desenvolvimento do tema e os procedimentos de ensino
1ª Aula:
-Começaremos trabalhar a função afim e vamos observar como funcionam as funções no graphmatica.
-chamamos de função afim ou função de 1º grau qualquer função (f) de números reais dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde A e B: são números reais.
-Na função f(x) = ax+ b,o número A é chamado de coeficiente de x e o número B é chamado de constante.
Exemplo:
F(x) = 7x -1, onde a = 7 e b = -1
F(x) = -5x -7, onde a = -5 e b = -7
F(x) = onde a = 10 e b = 0
-vamos ver um exemplo de como calcular uma função polinomial do 1º grau ou função afim.
Primeiro vamos calcular,construir um gráfico no caderno e na próxima aula aplicaremos no software graphmatica para verificar se calculamos corretamente.
F(x) 2x -1
a) Para x = 0,temos y = 2.0.-1 = -1
b) Para y = 0,temos 0 = 2x - 1 = 1\2 ( um meio)
portanto temos :(1\2 , 0) , (0 , -1)
x = 0 , 1\2 y = -1 , 0
Outro exemplo:
f(x)= 3x -3
2ª Aula
-Com a utilização do computador e projetor para apresentar para os alunos o software graphmatica começaremos a aula mostrando como fazer o dowload do software e apresentar os recursos e funções mais básicas para que possam ter conhecimento de suas funcionalidades e assim como sua linguagem.
-fazer a apresentação de alguns exemplos que envolva a leitura,interpretação e representação gráfica.
-Demonstrando para os alunos como utilizar graphmatica:
primeiramente abriremos o software graphmatica e aonde o ícone na janela superior estiver piscando digitamos a função que no nosso primeiro caso é y = 2x -1.
-Podemos observar que o gráfico da função é uma reta e ficou igual ao que fizemos na aula passada no caderno .
3ª Aula
-Resolução de exercícios sobre funções polinomiais de 1º grau,funções afim no caderno dos alunos.
-Construção de gráficos no computador utilizando o software .
-Diálogo entre alunos e professor para solucionar dúvidas sobre o conteúdo e o software.
Recuperação:
Correção no quadro das atividades propostas
Recursos didáticos:
-Quadro.
-Giz.
-Livro.
-Caderno.
-Caneta.
-Lápis.
-Borracha.
-Computador.
-Software.
-Projetor.
Referências:
Iezzi,gelson-fundamentos de matemática,conjuntos,funções vol;1
www.somatematica.com.br\emedio\funcao1.php
Enciclopédia Barsa.
Atividade avaliada!
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